Temos abordado diversos assuntos envolvendo a escola, tendo em vista que estamos no perí­odo de matrí­culas e rematrículas. Esse tema normalmente preocupa muitos pais, que sempre estão em busca da melhor educação para os filhos. Já tratamos sobre os principais aspectos que devem ser observados para a escolha da escola.

É imprescindível que os pais compreendam que a mudança de instituição educacional é, também, uma fase muito crítica para as crianças. Isso porque elas já estão acostumadas e adaptadas com a forma de comunicação, metodologia e toda a rotina que a escola atual estabelece. Isso sem mencionar as amizades e ví­nculos criados no decorrer do ano.

Por isso, é muito importante que a criança entenda o motivo da mudança de instituição. Uma conversa franca com os pequenos ajuda em uma aceitação com mais facilidade. Exaltar os benefí­cios das mudanças e esclarecer que todas as dificuldades da criança serão ouvidas e que, em parceria com a escola, serão superadas, ajudam a tranquilizar as crianças.

Outro aspecto importante para que os pais minimizem os abalos decorrentes da mudança de escola é explicar para os filhos que as amizades podem e devem ser mantidas e irão ampliar o cí­rculo de amizade com novos coleguinhas.

Além disso, levar a criança para conhecer a nova escola auxilia no processo de materialização do abstrato, pois parte das novidades se concretizarão para o filho, que verá os novos ambientes que passarão a integrar o perí­odo escolar dele. Visitar a escola minimiza a ansiedade infantil.

Mas, para que a aceitação e adaptação sejam bem sucedidas, os pais precisam observar as reações e o comportamento dos filhos. É natural que aconteça alguma recaí­da no desempenho ou mesmo que a criança sinta receio de se relacionar, por isso, atenção nesse perí­odo fará toda a diferença.

 

There are currently no comments.