Retomando o tema sobre a escolha da escola, hoje abordo a importância do psicopedagogo. É importante nos atentarmos para o fato de que boa parte do tempo a criança passa no ambiente escolar. Será lá que as principais etapas do crescimento e desenvolvimento, infância e juventude serão vividas.

E por se tratar de um ambiente de aprendizagem, inúmeros fatores corroboram para uma boa absorção do conteúdo, bem como tantos outros dificultam a rotina escolar e de desenvolvimento da criança e adolescente.

Entretanto, apesar desse panorama, nem toda instituição educacional conta com um profissional da psicopedagogia, seja no quadro fixo, seja como consultor. E a importância da Psicopedagogia advém exatamente do fato de que nem sempre o processo de aprendizagem acontece da forma esperada ou planejada.

O psicopedagogo é o profissional que orienta a equipe pedagógica e auxilia na implementação de estratégias que evitam e/ou solucionam as dificuldades de absorção de conhecimento. Além disso, em conjunto com os professores, o psicopedagogo observa as crianças para apresentar aos pais o relatório de comportamento no ambiente escolar, o que muitas vezes auxilia os médicos a identificarem algumas patologias.

Diante desse importante auxílio que o profissional da Psicopedagogia proporciona aos pais para o acompanhamento do desenvolvimento pedagógico das crianças, verificar se a instituição educacional possui um psicopedagogo pode ser um dos critérios para a escolha da escola ideal.

There are currently no comments.