A primeira vez de tudo a gente nunca esquece, não é mesmo? Com a equitação não é diferente. É absolutamente normal sentir uma mistura de ansiedade, insegurança e, até, um certo medo antes do grande dia, ou seja, da primeira aula. Pensando nisso, preparei algumas dicas para ajudá-los a ter tranquilidade e sucesso nessa experiência.

Antes da aula

Certifique-se de que todos os equipamentos adquiridos estão em perfeitas condições de uso e lhe servindo confortavelmente. Está tudo certo? Então, é hora de alongar, pois além de ser um esporte de impacto, também trabalha diversos músculos!

Se possível, escolha um cavalo adequado para você, ou seja, o mais próximo do seu tipo físico e tente criar uma relação com ele, transmitindo-lhe confiança e amor. Até porque, o animal tem vontade própria e é preciso que aluno e cavalo estejam em harmonia para haver essa interação. Respire fundo e lembre-se sempre que o mais importante é gostar de cavalos e querer aprender a montar!

Durante a aula

Geralmente as aulas para principiantes são individuais, portanto, concentre-se e mantenha a calma. Foque apenas na aula! Evite falar muito alto ou fazer gestos bruscos. Encontre uma posição que lhe permita ter equilíbrio. Mantenha sua cabeça alta, olhando sempre para a frente, nunca para o chão. Segure firme nas rédeas, mas sem violência para não estressar o animal. No início, segurar na crina também pode ajudar a manter o equilíbrio. Quando o cavalo começar a andar, você deve adaptar-se aos seus movimentos, levantando e abaixando, tentando acompanhá-lo da melhor forma possível.

Mostre-se seguro e confiante para que ele obedeça aos seus comandos, caso contrário, o cavalo ficará igualmente inseguro e desconfortável, aumentando os riscos de acidente. Siga atentamente todas as orientações do professor e sempre que sentir necessidade de parar ou descer, informe-o.

Para a primeira aula, o mais importante é aprender a manter-se em cima do cavalo corretamente, andando passo a passo. Não tenha pressa! Deixe o trote e o galope para depois, quando estiver mais experiente.

Seguindo todas essas recomendações, certamente terá uma experiência única e prazerosa! Ao final da aula, procure estreitar a sua relação com o cavalo para que os próximos encontros sejam ainda melhores. Aproveite para tocá-lo, acariciá-lo e limpá-lo, sempre conversando com ele, para que ele comece a reconhecer a sua voz. E não deixe passar muito tempo entre uma aula e outra. O ideal é que as aulas de equitação sejam praticadas uma ou duas vezes por semana.

There are currently no comments.